-
Arquitetos: A3gm Arquitectos
- Área: 338 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Bravo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Espaço do Ócio foi desenvolvido em um terreno íngreme sob a inclinação da antiga ferrovia, em um município da Alfoz de Burgos, Espanha. O pavilhão, elemento mais destacado do programa, está localizado na parte mais alta do terreno para permitir vistas ao sul dos demais espaços, assim como para o ambiente urbano. Na área de apoio do pequeno edifício no terreno, optou-se por transformar as paredes de concreto do sistema de terraços em um espaço fechado junto a uma adega, cujo layout vertical permite a iluminação natural da parte superior do espaço.
Os elementos do programa - externos e internos - são distribuídos modificando a topografia do terreno em uma sucessão de plataformas que são desenvolvidas na parte central, ascendendo a partir do extremo sul: esplanada verde, piscina, uma segunda esplanada verde e o pavilhão. Estas plataformas são conectadas por meio de uma escada externa e outra interna ao edifício, ambas iluminadas naturalmente.
As laterais do terreno mantêm o perfil original e permitem acessos de pedestres e veículos à cota superior de acesso à sala de jantar.
A geometria elementar dos elementos construídos visa reforçar a leitura da organização espacial do terreno, e a coerência do conjunto é pensada através do uso expressivo do concreto aparente nas paredes de contenção entre plataformas e nos elementos estruturais do edifício.
Dentro desta infraestrutura, o espaço de uso cotidiano é destacado por fora a partir de um revestimento de tábuas de bambu, tanto na área da piscina, quanto no volume da sala de jantar. Neste último, as duas grandes aberturas que permitem uma conexão completa do espaço com o terreno e o entorno podem ser completamente ocultas por dois elementos deslizantes do mesmo revestimento.
Os espaços internos mostram sua função e caráter diferenciado: os espaços subterrâneos abobadados com acabamento em concreto e iluminação zenital, e o principal espaço diáfano, revestido e com grandes aberturas que permitem a iluminação natural e vistas.
A simplicidade do programa de lazer permitiu planejar a acessibilidade total em um complexo com grandes desníveis de maneira direta: o perímetro do terreno mantém os perfis naturais sobre os quais descansam os caminhos de pedestres e carros, e que dão acesso direto aos níveis construídos - plataforma da piscina e adega, esplanada verde e pavilhão.
Sobreposta a este esquema há uma conexão direta por meio de escadas de um lado, entre as duas esplanadas verdes, e do outro entre o piso da adega e a sala de jantar. Este sistema de acesso permite o uso independente das diferentes partes do programa, mesmo por usuários diferentes, sem interferência ou incômodos.